sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Micrografia: fotos por celular no El País





O El País, da Espanha, lança o Micrografia, um blog com fotografias do cotidiano que são feitas a partir de um telefone móvel. Essas fotos são realizadas pelo jornalista Javier Castañeda numa câmera VGA (Sony-Ericsson T610 e K320i). As imagens são postadas de forma bruta, sem tratamento, sem edição. Esse projeto é similar a um outro do JC Imagem, do Grupo Jornal do Commercio de Pernambuco, em que fotógrafos profissionais realizaram testes com telefones celulares Nokia N73 e Sony Ericsson K790i para produzir fotos com qualidade e teor jornalístico.
A diferença é que o projeto do El País funciona como um blog com a possibilidade de inserção de comentários e o envio de fotos também por parte dos internautas. Abaixo Javier Castañeda explica a escolha do nome do blog e o que se pretende:
"Micrografías nace de un apareamiento incierto acaecido en las Islas Griegas entre micro (pequeño) y -grafía (escribir), que significa descripción, tratado, escritura o representación gráfica. El resultado ha tenido la suerte de nacer en el siglo XXI y define una nueva categoría de fotografías realizadas exclusivamente a través de teléfono móvil".


fernando f. silva

Nenhum comentário: