quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Microblog, moblog e jornalismo móvel

Você conhece a ferramenta Twitter? Sabe o que é microblog?
Pois é, começa a crescer uma nova modalidade de blog que pode ser atualizado por Internet móvel ou outro dispositivo móvel como celular e smartphone. A característica de um microblog é a postagem de pequenos comentários com até 140 caracteres. Essa ferramenta passou a ser utilizada jornalísticamente pela CNN, BBC Brasil, New York Times, Último Segundo, entre outros.
Isso facilita a postagem in loco através de SMS (mensagens curtas) dos celulares. Artigo interessante sobre o tema está disponível no artigo Jornalismo em microblogs, no Observatório da Imprensa, e reproduzido no blog Cyberdemo. Essa discussão interessa diretamente à proposta deste blog porque temos mostrado e realizado experiências com postagens de fotos e textos através de aparelhos móveis utilizando GPRS. Confira as sequência de quatro postagens realizadas na última quarta-feira diretamente do Ciclo Internacional de Debates sobre Cibercultura, no auditório do ICBA aqui em Salvador: 1. Começa debate sobre inclusão digital; 2. Sérgio Amadeu fala sobre rede de conexão; 3. Nelson Pretto fala sobre educação 2.0; e 4. Debate.
Essas experiências - mais o desenvolvimento de dispositivos móveis com capacidade para filmar, fotografar, digitar em editores de texto, acesso à web e outras conexões disponíveis - apontam de forma nítida para o jornalismo móvel praticado a partir dessas condições. Essa estrutura abre espaço para uma produção jornalística mais deslocada, menos dependente das redações e com a verdadeira instantaneidade. Os moblogs já vem explorando essas potencialidades.
Fernando F. Silva

Nenhum comentário: