domingo, 8 de julho de 2007

Ferramentas para um jornalista móvel



Quando se fala de um jornalista móvel sempre há uma analogia com o jornalista multimídia. Na verdade é quase a mesma coisa, mas a diferença básica de um jornalista móvel é que ele é multimídia, mas trabalha essencialmente em condições de mobilidade no espaço urbano produzindo suas matérias e potencializa essa condição. Ele envia sua notícia do próprio local onde foi produzido para um site ou para uma estação de trabalho e ele estará sempre equipado com tecnologias móveis digitais como notebook, computadores de mão, GPS (Sistema de Posicionamento Global), câmeras e gravadores digitais e com acesso a conexão sem fio. Com acesso à internet o jornalista posta diretamente para um site jornalístico tanto textos quanto fotos, vídeos e áudio. Tudo isso é possível fazer diretamente de notebooks ou smartphones, mas alguns softwares específicos para a produção jornalística em mobilidade já estão disponíveis e são estruturados para esse tipo de atividade, que deve crescer com a expansão das tecnologias móveis. Nesse vídeo acima você pode assistir a apresentação de um destes softwares, o Farcast Reporter, que utiliza GPS e uma plataforma própria para o envio de notícias multimídia para postagem diretamente no site.

3 comentários:

Anônimo disse...

Viva a convergência de mídias. Acrescento ainda que essa possibilidade acaba atenuando o monopólio das grandes redes de comunicação e favorecendo os próprios "receptores", uma vez que estes podem ser os produtores de material noticioso, visto que o aparelho celular mais sofisticado está cada vez mais acessível no mercado.

Fernando Firmino da Silva disse...

Realmente, Lívia. Concordo com você. As tecnologias móveis estão favorecendo uma produção vinda do próprio leitor/internauta independente do "filtro" dos meios de comunicação de massa tradicionais dentro do chamado jornalismo cidadão, participativo ou open source.

Anônimo disse...

É o supra sumo da liberdade de expressão, mas... como tudo tem um preço muito alto. Os advogados, legisladores e juristas têm um enorme desafio pela frente, pois com essa liberdade de expressão muitos excessos serão cometidos, inclusive crimes. Apesar disto sou otimista, vejo muito mais oportunidades do que oportunismos. A mobilidade é a idealização do jornalismo, é o jornalista em pessoa, é tudo que eu, que sou do tempo da Linotipo, sonhei.