A tendência de integração das redações (rádio, tv, jornal e internet) num só ambiente é crescente nas grandes empresas de comunicação, o que leva também a uma política de exigir um perfil de jornalista multimídia para o trabalho. No ano passado o jornal inglês The Daily Telegraph estruturou suas redações em uma só. Agora a empresa News International anunciou que integrará as operações de quatro jornais, versões impressa e online também num só ambiente, entre eles o The Sun. Essas integrações devem ser vistas em duas perspectivas: uma é constatação do poder do webjornalismo, que não pode ser mais visto com mero complemento do impresso. Ganhou vida própria. Outra coisa é que com as tecnologias móveis digitais disponíveis é possível produzir material para distribuição em diferentes mídias como rádio, internet e impresso. Isso já vinha acontecendo na CNN americana e no Portal Estadão. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é que com esta reestruturação das empresas o perfil exigido para o jornalista deve mudar. As empresas cada vez mais exigirão profissionais multimídia com capacidade de domínio de tecnologias móveis e ferramentas de Internet e que possam navegar com desenvoltura por qualquer mídia para produzir material jornalístico não apenas para um veículo (como rádio), mas para todos os veículos (internet, jornal impresso, TV). Essa questão remete diretamente aos cursos de jornalismo e aos próprios jornalistas (ou futuros). Qual a formação ideal para enfrentar esses novos desafios?
No vídeo abaixo você ver os diretores do The Daily Telegraph explicando a nova funcionalidade da redação newsroom.
Fernando F. Silva
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