segunda-feira, 15 de outubro de 2007

El País com novo design





Por força da profissão - professor de editoração eletrônica no curso de jornalismo da UEPB, ex-designer gráfico do Diário da Borborema em Campina Grande, ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo em 2001 na categoria Primeira Página sobre o Atentado do 11 de Setembro (desenhada por Cícero Félix) e, principalmente, pelo prazer de acompanhar os redesenhos e projetos gráficos de jornais, revistas e sites, tenho acompanhado essas mutações do design e do jornalismo. Acompanho para aprender mais e analisar as inovações que possam ser incorporadas na minha concepção de projeto gráfico-editorial.

Pois bem, agora o redesenho de grande jornal que chama a atenção é o El País, da Espanha. Depois de 31 anos com um projeto que quase não mudou e preservava as páginas em preto e branco, anuncia-se uma mudança profunda. Uma análise detalhada foi feita por Ramón Salaverría no E-Periodistas e no blog do GJOL e você pode baixar em PDF uma edição do jornal de ontem (dia 14/10) apresentando as mudanças e apontando as razões. Como a mudança não parece ser apenas cosmética, mas de um ponto de vista amplo e profundo, a começar pela adoção do slogan "jornal global", a adoção de cores, de mais fotos e infográficos é interessante observar essas mudanças para vislumbrar o impacto futuro, principalmente porque há uma identificação com o público jovem e uma relação com o que a internet representa como mídia. Postarei minhas observações posteriormente. Vou esperar a edição impressa e opinar. Enquanto isso confiram assistam o vídeo com um comercial sinalizando os caminhos do El País.
fernando f. silva



Nenhum comentário: