quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Comentários iniciais do final da ABCiber

Ontem terminou o Simpósio da ABCiber na PUC de São Paulo. O evento foi muito proveitoso e gerou discussões de alto nível entre pesquisadores de todas as partes do país vinculados à comunicação e à cibercultura. Na programação das plenárias nomes de peso da área como Sérgio Amadeu, André Lemos, Marcos Palacios, Alex Primo, Lucia Santaella, Lúcia Leão, Erick Felinto, Eugênio Trivinho, Fernanda Bruno, Adriana Amaral, Diana Domingues, Francisco Rüdiger, Sueli Fragoso, Sandra Montardo, Marco , Raquel Recuero, dentre tantos outros pesquisadores presentes. Além da transmissão ao vivo via ABCiber, um dos aspectos mais interessantes foi a discussão em pararelo via twitter formando uma "mémoria e espaço das pesquisas" em torno dos debates, como afirmou Adriana Amaral. Veja aí a quantidade de twittes lançados na rede através da tag #abciber

Infelizmente nem tudo é 100% perfeito. A conexão wi-fi da PUC se manteve instável ou ausente e o local não oferecia infra-estrutura de tomadas para manter os notebooks e netbooks ligados. No meu caso em particular a bateria queimou antes mesmo do evento e me impossibilitou de postar de forma mais instantânea, mais frequente e preferi fazer uma cobertura offline (com exceção do twitter.com/fernandofirmino) para não estressar. Mas prometo que disponibilizarei este conteúdo gerado (videos, fotos e impressões) posteriormente. Como sugestão para o próximo ano penso que seria interessante pensar na disponibilização de uma infra-estrutura voltada para as pessoas que estão cobrindo o evento e que geram registros importantes para a memória da própria ABCiber e de quem está acompanhando a distância.
No mais o evento valeu a pena. No próximo ano estaremos reunidos de novo.

Livro: não poderia deixar de lembrar o lançamento do livro "Edição de Imagens em Jornalismo" que ocorreu no primeiro dia do evento. A recepção para a edição foi excelente e recebeu comentários muito positivos. Na próxima semana acontece outro lançamento nacional do livro na ABCiber com a presença dos organizadores Ângela Felippi, Demétrio de Azeredo Soster e Fabiana Piccinin. Contamos com a presença dos colegas de jornalismo.

2 comentários:

Edu disse...

Olá Firmino, tudo bem? Acompanhei o evento pelo twitter e gostei bastante do conteúdo discutido por quem estava por lá. Agora, essa questão das tomadas é impressionante. O que leva a organização desses eventos a não considerarem isso? Em todos os eventos dos quais participei nenhum tinha infra-estrutura de energia para suportar tanta gente com note/netbook ligado.

Fernando Firmino da Silva disse...

Olá Eduardo. Realmente sempre há esta negligência. E para um evento de cibercultura isto era imprescindível. Todos querendo conectar, mas nada. Fica a dica para os organizadores dos proximos eventos. Abraços e valeu pelo comentário