terça-feira, 4 de novembro de 2008

Cobertura ao vivo das eleições americanas em streaming via Qik e Mogulus


As eleições americanas, - fenômeno de audiência no mundo todo, principalmente por causa da crise econômica -, desperta as redes de televisão, portais de internet e cidadãos comuns a noticiar tudo que acontece naquele país. Com uma Internet bem mais estruturada que há quatro anos, quando George W. Bush reassumiu a Casa Branca, hoje nos deparamos com uma infinidade de tecnologias móveis e uma rede de alta velocidade 3G para acessar ou subir arquivos de qualquer lugar.

A combinação de ferramentas para live streaming está transformando a cobertura das eleições. Com um celular 3G na mão e o aplicativo Qik instalado, emissoras de televisão e portais de Internet transmitem a baixo custo e de forma ubíqua notícias ao vivo. Outra ferramenta potencializada é o Mogulus, uma espécie de estúdio de televisão online que permite transmissão ao vivo com recursos tipo legendas e a interação do público. Ontem o blog do Mogulus destacou as coberturas ao vivo do dia das eleições americanas de canais construídos em sua plataforma como The Daily News Journal , USA Today. Serão mais de 30 canais de grandes conglomerados utilizando o Mogulus para transmissões em streaming.

Comparação de cenários - antes 2004, agora 2008 - demonstram um crescimento significativo das possibilidades de transmissão por tecnologias móveis. Primeiro a banda larga de acesso a rede - tanto por conexões via fios/cabos quanto sem fios 3G e Wi-Fi tem uma nova perfomance; segundo prolifera a quantidade de tecnologias móveis digitais com capacidade multimídia como os smartphones e celulares. Em resumo: há uma nova paisagem midiática caminhando para experiências expressivas de jornalismo móvel.


Nenhum comentário: