sábado, 19 de janeiro de 2008

Microblog e outras ferramentas para a reportagem jornalística

O Gjol postou um comentário acerca do artigo de Jennifer Maderazo, do MediaShift, sobre o uso das redes colaborativas sociais como ferramentas para o repórter. O artigo perpassa pelo Orkut, Facebook, MySpace, YouTube, Twitter, Flickr mostrando as diversas situações em que estes sites podem ser explorados como fonte de informação para a construção de reportagens. Destas me chama a atenção o tópico sobre o microblog Twitter. Realmente é impressionante o crescimento dos microblogs como ferramenta jornalística ou como plataforma para o jornalismo, principalmente devido a sua característica de atualização constante, rápida e a postagem de mensagens curtas. Os incêndios na Califórnia e a campanha política nos Estados Unidos são exemplos de formas de como vem sendo utilizados os recursos do microblog, especialmente a partir de atualizações via telefones móveis.
Em breve será publicado em livro um artigo meu sobre "microblog e moblog" em que discuto exatamente o uso destas ferramentas como plataformas para o jornalismo no contexto da mobilidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

A primeira "rede social" que tive acesso foram as rede baseadas no IRC (que ficaram famosas como mIRC) e sempre foram usadas para troca de conhecimento entre seus usuários. Existiam diversos canais (salas de bate-papo) com um tema especifico de discussão. A mudança é ver como os veículos estão vendo essas redes sociais como fonte de informação. Lembro-me de uma matéria do ClicRBS onde ele trazia diversos comentários de usuários do orkut sobre um determinado serviço. Infelizmente não guardei o link.
-
Só por falar em orkut.. na capa da globo.com tem uma matéria sobre como um jogador de futebol se defendeu das criticas de um torcedor através do orkut. É a fase.

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/0,,MUL271788-4274,00-JOGADOR+USA+O+ORKUT+PARA+SE+DEFENDER.html

PS: O blog Bobagento publicou esta notícia 2hrs antes da globo.com. Alguma dúvida que a idéia da matéria tenha vindo do blog? Quem sabe..

Anônimo disse...

E sobre o Twitter.. já vi alguns usuários utilizando-o para a cobertura de eventos e comentários sobre a situação do trânsito que estão enfrentando.

Útil para a capital

Fernando Firmino da Silva disse...

É Gerson, vc tem razão. Estas redes sociais e de relacionamento estão crescendo muito e trazendo novas formas de interação e uso pela mídia