terça-feira, 7 de agosto de 2007

vídeo do rafinha e cibercultura



Para "apimentar" mais ainda a discussão em torno do livro de Andrew Keen, "Culto ao amador" veja esse vídeo sobre rafinha. O vídeo é baseado no Livro "A cauda longa" (the long tail) de Chris Anderson e fala sobre o crescimento dos nichos de mercado em oposição aos hits que dominavam, por exemplo, a indústria fonográfica. Esse vídeo mostra as mudanças que estão ocorrendo em relação ao comportamento de jovens da cibercultura que consomem iPods, iPhones, leitura na internet, baixa arquivos em redes P2P, utiliza msm para se comunicar com outros amigos. Enfim, mostra as mudanças que vem ocorrendo nas últimas décadas a partir das novas práticas do ciberespaço. Esse livro de Chris Anderson confronta-se bem com o de Andrew Keen e oferece uma visão apropriada dessas transformações que estão ocorrendo e afetam o jornalismo, a indústria fonográfica, a indústria de Hollywood, as redes de tv e proporcionam mais participação das pessoas via redes de comunicação digitais.

fernando f. silva

2 comentários:

José Renato Salatiel disse...

Bicho, adorei o vídeo e a idéia de Geração "C", tem tudo a ver com o nossos reflexões! Boa sacada! Vou divulgar por aqui também. Abs

Fernando Firmino da Silva disse...

Realmente Salatiel. É um vídeo que explica bem, na minha opinião, essas alterações que vivemos no mundo da tecnologia, da educação, das comunicações. Novas práticas surgem no espaço urbano através do uso de tecnologias móveis, conexões à internet e uma série de outras estratégias de comunicação via rede.

Abraços e obrigado pelos comentários.

fernando f. silva