quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

174 milhões de celulares no Brasil e a emergência de novas práticas


A ANATEL divulgou essa semana o número de celulares habilitados no Brasil. Agora são 174 milhões, quase a mesma quantidade de habitantes do país (190 milhões), o que significa uma proximidade ou paridade, ou seja, um celular por habitante, sendo que em alguns Estados esse dado já foi superado como Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Dos 174 milhões de aparelhos, 82% são pré-pagos. No ano passado foram adicionados mais 23 milhões (veja evolução na tabela acima entre 2000 e 2009).
A comunicação móvel é um fenômeno em expansão com as aberturas para o surgimento de diversas práticas e experiências. Essas práticas vêm sendo cada vez mais sendo estudadas pela sociologia, comunicação, antropologia, psicologia, educação e outras áreas ou campos do conhecimento por se tratar de uma realidade que vem transformando hábitos e inserindo novas formas de se comunicar, acessar informação, produzir conteúdos ou outras nuances que surgem e se particularizam em determinadas regiões. A evolução das conexões banda larga móvel e o aperfeiçoamento dos aparelhos celulares trazem novas implicações vinculadas à questão da mobilidade, ou da cultura da mobilidade.


4 comentários:

Reges Schwaab disse...

Quando cheguei aqui em Lisboa, fiquei impressionado com a quantidade de pessoas "conectadas", seja na rua ou no metrô. E isso só aumentou.
As publicidades de "telemóvel" exibidas no cinema investem forte nas possibilidades de geração de conteúdo e compartilhamento via redes sociais.

Interessante mesmo.

Não sei, só acho que ainda temos preços muito altos para serviços desse tipo(pós-pago, conta), considerando o potencial dessa cultura da mobilidade e as possibilidades financeiras da maior parte da população.

mensajes claro disse...

Quando cheguei aqui em Lisboa, fiquei impressionado com a quantidade de pessoas "conectadas", seja na rua ou no metrô. E isso só aumentou.
As publicidades de "telemóvel" exibidas no cinema investem forte nas possibilidades de geração de conteúdo e compartilhamento via redes sociais.

Interessante mesmo.

Não sei, só acho que ainda temos preços muito altos para serviços desse tipo(pós-pago, conta), considerando o potencial dessa cultura da mobilidade e as possibilidades financeiras da maior parte da população.

Fernando Firmino da Silva disse...

Esse é o problema brasileiro: os preços de consumo de dados. Por isso que não vemos costumeiramente as pessoas conectadas por aqui em ônibus, metrÔs ou praças. Nas universidades é mais comum por causa das redes wi-fi.

abs e obrigado pelo comentário

fernando

publicidad google adwords disse...

Não sei, só acho que ainda temos preços muito altos para serviços desse tipo(pós-pago, conta), considerando o potencial dessa cultura da mobilidade e as possibilidades financeiras da maior parte da população.