quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

De volta às postagens

Depois de uma temporada de viagem para descansar e visitar familiares, estou de volta às atualizações normais no blog. Para este ano tentarei fazer atualizações mais constantes e sistemáticas e também mudar a cara do blog (quem sabe migrar para o Wordpress). Mas tudo dentro de um ritmo compatível com o tempo que terei que me dedicar à pesquisa de doutorado. A expectativa é de muitas novidades e muito trabalho (como de praxe) para o ano de 2009.

Para começar informo que na primeira semana de janeiro participei de um Qiz da VivoBlog sobre jornalismo móvel.

Livro sobre blog
Outra novidade é o lançamento do livro "Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação" no dia 22 de janeiro no Campus Party, em São Paulo, no Palco Blogs, às 14 horas. Organizado por Raquel Recuero, Adriana Amaral e Sandra Montardo o livro traz uma série de artigos sobre blogs e microblogs oferecendo um importante mapeamento conceitual e o estado da arte sobre o tema. Participarei como autor do capítulo "Moblogs e microblogs: jornalismo e mobilidade". Outros autores presentes no livro são: Adriana Braga, Claudio Penteado, , Helaine Abreu Rosa, Jan Schmidt, Juliana Escobar, Leonardo Foletto, Marcelo dos Santos, Marcelo Träsel, Maria Clara Aquino, Octávio Islas, Rafael Araújo, Rogério Christofoletti, Rosa Meire Oliveira, além das próprias organizadoras. O prefácio do livro é de André Lemos e o posfácio de Henrique Antoun.

O mais importante é que o livro estará disponível gratuitamente em PDF, o que aumentará a circulação e as possibilidades de acesso aos pesquisadores sobre a temática. Assim que o site estiver disponível para descarga informo aqui. Na próxima semana trarei mais novidades sobre o livro.

6 comentários:

Adriana Amaral disse...

Oi Fernando, tb acho super importante essa distribuição livre via creative commons, já já ele estará nas telas de todo mundo hehe

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Grande Fernando! Espero que as férias tenham sido produtivas, ou seja, que você tenha aproveitado ao máximo junto aos que lhe são caros. Assim que o livro sobre blogs estiver disponível avise para que divulguemos por estas plagas, ok? Grande abraço.

Fernando Firmino da Silva disse...

Certamente Adriana. Esta política é importante para que as produções cheguem a todos via rede. É uma forma adequada para democratizar o acesso, principalmente de obras oriundas das universidades. Sucesso na apresentação!!!

Fernando Firmino da Silva disse...

Demétrio avisarei aqui no blog e no Twitter assim que sair o link do site do livro e agradecemos o apoio para divulgação. Aproveito e desejo boa sorte na sua defesa de tese no dia 12/01. O seu trabalho será mais uma importante contribuição para a área.

Anônimo disse...

Fernando, fico super feliz pelo seu sucesso, como fruto de um trabalho dedicado. Continue apaixonado pelo que você faz, de maneira a despertar a paixão em pessoas de coração adormecido. Conhecimento gera conhecimento.

Boa sorte na vida! E as melhores coisas do mundo para você e família.

Fernando Firmino da Silva disse...

Oi Isolda obrigado pelo comentário. Vou acompanhar seu blog agora via Maceió. Abraços e sucesso absoluto para vc