quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Notícia multimídia em plataformas móveis

Recupero agora a informação de que a agência de notícias France Press (AFP) criou um portal móvel para distribuição de conteúdo (áudio, video, foto, notícias) para dispositivos móveis. O AFP Mobile é um canal específico de comunicação móvel. O portal está disponível em vários idiomas (inglês, francês e espanhol). Acessei no iPhone e funcionou legal. Vou continuar testando. Estou preparando um paper sobre os sites móveis para publicação no próximo ano em que abordarei esta rápida migração dos desktops para as plataformas móveis.

No Brasil já temos diversos portais dedicados a disponibilização de conteúdos multimídias especificamente para celulares, smartphones e similares como JC Mobile, Veja, Terra e principalmente Globo.com, que melhor integra notícias do G1, de esportes, entretenimento e, principalmente, videos que rodam facilmente no iPhone com uma descarga muito rápida a partir do plug-ing do aparelho. Pelo que se percebe, pelo crescente volume de projetos dos grupos de comunicação, a adoção de plataformas móveis com formatos específicos é uma tendência irreversível. A comunicação móvel é um fenômeno que carece de estudos mais profundos ainda para análise destas práticas em expansão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fernando... um bom exemplo tupiniquim é o site do O GLOBO.mobi.
Agora que estou munido de um N95 8G com conexão 3G, estou desbravando vários wapsites interessantes: CNN, LeExpress.FR e BBC são ótimos! Um detalhe(mea culpa), as imagens no JC Mobile são muito mal exploradas e ainda por cima sem qualidade. Estou entrando em contato com os desenvolvedores do nosso wapsite para saber como podemos resolver isso...e se possível abandonar a plataforma WAP e aderir ao XHTML MP.

Fernando Firmino da Silva disse...

Ah, sim Sidclei. Eu sempre acesso o do GLOBO.MOBI. É o mais completo. Aliás o Sistema Globo se adaptou rapidamente ao Mobile e está oferecendo muito conteúdo de uma forma amigável. No meu iPhone tenho uma lista de sites móveis jornalísticos que acesso com frequência. Em relação ao JC Mobile penso que o site ainda não está num formato adequado. O acesso é um pouco limitado. Claro que tudo é um processo de evolução, redesign e adoção de protocolos melhores.

abraços e obrigado pela visita no blog