segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Edição de imagens em jornalismo

No próximo mês de novembro, durante o 6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, que ocorrerá de 19 a 21 de novembro, na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo - SP, será lançado o livro Edição de imagens em jornalismo (Edunisc, 2008). Organizado por Ângela Felippi, Fabiana Piccinin e Demétrio de Azeredo Soster, o livro traz uma série de artigos que enquadra a temática da edição de imagem para televisão, design de impressos (jornais e revistas), fotografia, infografia, telewebjornalismo, jornalismo móvel e assessoria de imprensa.

Terei um artigo neste livro chamado "edição de imagens em jornalismo móvel" em que trato de questões que já apareceram neste blog e que fazem parte da minha pesquisa de doutorado na UFBA, ou seja, jornalismo e mobilidade no contexto da complexa atividade de edição de imagem. Com a emergência do jornalismo móvel considero que esta questão passa a ser mais sensível à medida que os repórteres com dispositivos móveis e conexões sem fio como 3G ou Wi-Fi têm a possibilidade real de executar tarefas de edição ainda em campo no processo de produção de suas reportagens. 

O livro traz uma série de artigos interessantes que preencherão uma lacuna na área tanto nas salas de aula de jornalismo/publicidade/design como nas redações do país. Portanto, será um livro fundamental para o embasamento técnico e teórico do contexto da edição de imagens. No campo da pesquisa também contribuirá com informações atualizadas e questões pertinentes. A capa do livro é de Rudinei Kopp, o prefácio do Sebastião Squirra e a apresentação de Fabiana Piccinin. Agradeço o convite do Demétrio de Azeredo Soster (e dos demais organizadores) para escrever um dos capítulos. Veja abaixo o sumário do livro e trecho do prefácio: 

  • PREFÁCIO: Sebastião Squirra; 
  • APRESENTAÇÃOo editor, o suporte e as imagens,  Fabiana Piccinin; 
  • Edição na tv: olhares híbridos no tratamento da  notícia, Fabiana Piccinin
  • Reflexões sobre a fotografia no jornalismo impresso, Élson Sempé Pedroso; 
  • O olhar cotidiano: estratégias sobre a imagem, Adair Peruzzolo; 
  • Produção de imagens pela assessoria de imprensa, Ângela Felippi;
  •  Telewebjornalismo: entre a autonomia e o outsourcing, Demétrio de Azeredo Soster;
  •  Edição de imagens em jornalismo móvel, Fernando Firmino da Silva; 
  • Que beleza! o infográfico e o jornalismo informativo, Tattiana Teixeira;
  •  O diálogo de ilustradores e editores, Gilmar Hermes; 
  • Design para capas de revistas: padronização e flexibilização, Rudinei Kopp; 
  • A forma na notícia, Ary Moraes.


"No contexto da comunicação, a edição jornalística de imagens é um tema extremamente importante. Neste sentido, a construção de conteúdos com imagens - e sons - vem recebendo a atenção dos teóricos e pesquisadores que a definem como um dos mais significativos recursos de informação disponibilizados na cena moderna. Muitos olham a imagem em sua forma unitária, outros focam alvos nas suas correlações nos processos narrativos cinéticos, justamente quando estas estão agrupadas no processo de significância dos meios eletrônicos. Depois de muita convivência com as mesmas aprendi que, de fato, as imagens em movimento têm força monumental fazendo com que a edição audiovisual configure-se com a “alma do processo” da comunicação em movimento, especialmente no (tele) jornalismo [...]". (prefácio de Sebastião Squirra).

5 comentários:

Niel Maozao disse...

OLHA SÓ QUE INTERESSANTE! CREIO, QUE ESTE LIVRO SERÁ MUITO VALIOSO PARA TODOS OS PROFISSIONAIS "JORNALISTA". ME AVISE QUANDO JÁ ESTIVER NAS LIVRARIAS. SOU PROFESSOR E GOSTARIA DE CONHECER O CONTEÚDO DO MATERIAL.

DANIEL FELICIANO
http://danielfeliciano.blogspot.com
E-MAIL/MSN: danielrobertofeliciano@yahoo.com.br

Fernando Firmino da Silva disse...

Olá Caro Daniel, te avisarei quando da disponibilidade do livro na Editora da EDUNISC e na Livraria Cultura. E você pode acompanhar pela Livraria da EDUNISC http://www.unisc.br/deptos/editora/publica.htm

Tarcízio Silva disse...

Que legal, Fernando. Também já li livros e artigos do Rudinei Kopp e da Tattiana Teixeira. Vai pra minha lista de compras.

Fernando Firmino da Silva disse...

Olá Tarcízio, o livro promete.Em breve estará disponível para a venda.

Fernando Firmino da Silva disse...

O livro já encontra-se disponível para venda no site da editora EDUNISC http://www.unisc.br/deptos/editora/86131.htm