quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Jornalismo móvel de baixo custo



O prática do jornalismo móvel ou da produção de conteúdo (áudio, vídeo e fotos) tem sido realizada com mais frequência com a utilização de celulares sofisticados como o Nokia N95 devido a qualidade próxima a DVD com câmera de 5 megapixels a exemplo do projeto da agência Reuters. O iPhones entrou na área também. Entretanto, começam a surgir equipamentos mais acessíveis e baratos para finalidades que não exijam um registro de imagens ou vídeos em alta resolução. A Creative, dos Estados Unidos, tem disponível no mercado a Vado Pocket Video. Trata-se de uma câmera de apenas U$S 99 com capacidade de gravação de até uma hora no formato MPEG-4 e AVI com 30 quadros e armazenamento na memória interna de 2GB. É uma câmera bem portátil com peso de 84 gramas e bateria. Há outras opções no mercado com as mesmas características como a Flip e Aipitek que custam menos de U$S 200. Veja uma demonstração da Vado. Uma cobertura jornalística pode perfeitamente ser realizada com uma câmera como esta sem o medo de ser roubado e se perder uma fortuna.

2 comentários:

FERNANDO LIMA disse...

olá Fernando

O princípio do Jornalismo Móvel está na transmissão online de um fato e não somente na captação da notícia, imagem ou foto. É o que muitos vem adotando com Qik http://www.qik.com/ e Kyte http://www.kyte.com/ por exemplo Pelo que vi no video, o equipamento da Creative não tem qualquer contectividade (GSM, WIRELLES, ETC) ou estou enganado?

Aproveite para conhecer o meu blog: http://jornalismo3g.blogspot.com/

Fernando Firmino da Silva disse...

Oi Fernando. Obrigado pelo seu pertinente comentário. Você tem razão de que o Vado não oferece o princípio de conectividade como a de um celular em rede 3G ou wireless. O jornalismo móvel não significa sempre a transmissão instantânea. O trabalho em mobilidade é o princípio. Não discordo de você. Mas a idéia aqui é mostrar que há uma série de equipamentos portáteis que facilita a captação de imagens, vídeos, áudios. O Pen Drive, por exemplo, é uma das ferramentas.

E seu blog já está nos meus feeds. conheço e parabenizo pelo conteúdo. É bom saber que o interesse pelo tema se expande.

abraços e disponha