quarta-feira, 11 de junho de 2008

Tecnologia 3G em transmissão ao vivo no portal Jornal NH Online



O Jornal NH Online, de Novo Hamburgo -RS, está realizando reportagens ao vivo com o uso de tecnologia de terceira geração (3G). A primeira reportagem do gênero em um portal de notícia na web brasileira ocorreu no dia 30/05 pelo Jornal NH numa reportagem sobre a baixa temperatura na região e durou quatro minutos. Para as transmissões estão sendo utilizados celular Nokia N95 de terceira geração e o software americano Qik. As matérias que forem exibidas em tempo real/streaming ganharão um selo indicando que está sendo gerada com tecnologia 3G. A idéia do portal, vinculado ao Grupo Sinos, é adotar a prática do jornalismo móvel nas reportagens de campo em tempo real para oferecer mais velocidade na transmissão de notícias e entrevistas. O diretor do Grupo Sinos, Fernando Alberto Gusmão, considera que o jornalismo móvel é uma tendência mundial.
As reportagens transmitidas ao vivo são posteriormente disponibilizadas no site com o texto explicativo "como funciona o jornalismo móvel": "Grupo Sinos está inovando ao entrar para o jornalismo móvel, uma tendência mundial que vem crescendo nos últimos meses. Tecnicamente, as reportagens ao vivo são veiculadas em Real-time video Streaming, um tipo de transmissão de dados que permite que o vídeo que está sendo captado na fonte seja disponibilizado pela Internet ao mesmo tempo em que está sendo produzido. O repórter utiliza um aparelho celular com câmera embutida que, através de conexão 3G, envia os dados ao servidor, de onde são colocados diretamente ao alcance dos internautas."

via Lambida Digital

3 comentários:

Raquel disse...

Parabéns pelo seu blog e pelos estudos que vem desenvolvendo na área de jornalismo, sem dúida nenhuma uam tendência mundial que veio para ficar.

Fernando Firmino da Silva disse...

Oi, Raquel. Obrigado pelo comentário. Fico feliz em saber que você é leitora nossa. abraços e sucesso

Unknown disse...

Muito interessante seu blog, parabéns. Se quiser saber mais sobre 3G, pode consultar o site www.tecnologia3g.com.br

abraços
Jaqueline Lee