quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A Tarde lança canal móvel


O Grupo A Tarde , de Salvador, lançou hoje o portal móvel Mobi A TARDE (m.atarde.com.br). Em versão beta, o canal vem preparado para ser acessado em celulares ou outros dispositivos que suportem versões WAP e Xhtml. O grupo anuncia para breve uma versão para o formato do iPhone e iPod Touch. Além do acesso a conteúdos do portal, 15 editorias farão parte do conteúdo que poderá ser recebido em forma de SMS por usuários das operadoras Claro, Vivo e Oi (R$ 0,10 por mensagem). Esporte, economia, cultura e outros conteúdos específicos fazem parte da estratégia. Um dos destaques será o canal especial de Verão com informações sobre o Carnaval de Salvador. Uma equipe foi formada para produzir conteúdos específicos para aparelhos portáteis com textos mais curtos que os qu
e aparecem nas versões normais do portal. 

O Grupo A Tarde vem
 investindo em convergência jornalística através de suas mídias como rádio, jornal, portal, agência, revista e canal mobile. Em dezembro, lançou o primeiro projeto com tecnologia QR Code no jornal impresso no Brasil. O investimento de A Tarde em novas tecnologias se reflete nos departamentos criados para pensar e desenvolver projetos na área com a instituição da Coordenadorias de Jornalismo Integrado (Mariana 
Carneiro), Coordenadoria de Novos Negócios (Ana Carolina Casais) e Coordenadoria de Conteúdo Móvel (Iloma Sales). 


Mundo mobile –  Em tempo! Vale a pena acompanhar também a iniciativa do site Jornalistas da Web, que desde ontem, passou a criar links na sua versão mobile (jornalistasdaweb.com.br/mobile) para outros sites móveis externos. A idéia é disponibilizar todos os links de forma a auxiliar os usuários de dispositivos móveis a agregarem novas fontes. Com mais de 4 bilhões de celulares no mundo e o crescente acesso à internet por dispositivos móveis um verdadeiro mundo móvel se descortina. 

Este blog de Jornalismo Móvel também pode ser acessado em formato mobi em http://jornalismomovel.mofuse.mobi/

Um comentário:

Aurélio Martins Favarin disse...

Bom dia.
Meu nome é Aurélio Martins Favarin e sou Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Gerencio o blog TCC Comunicação (www.tcccomunicacao.blogspot.com). O espaço é destinado à publicação de resumos de tccs de graduação e pós-graduação, dissertações e teses na área de comunicação. Em 2008 o espaço contou com a publicação do resumo de: 17 tccs de graduação, 4 tccs de pós-graduação, 4 dissertações e 1 tese.
Mensalmente o espaço oferece um livro de comunicação para o trabalho eleito como mais interessante pelos usuários do espaço.
Escreva o resumo do seu trabalho, com aproximadamente 1.500 caracteres (com espaço), para o e-mail aurelio.favarin@gmail.com.

Atenciosamente,

Aurélio Martins Favarin