segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Panorama do jornalismo digital

As duas primeiras apresentaçoes do Colóquio se encerram agora com Marcos Palacios e Javier Díaz (da Espanha). O professor Marcos Palacios, da Facom/UFBA, começou com a apresentação do trabalho "Metodologias de Pesquisa em Jornalismo digital: estado da questão no Brasil". Ele mostrou um panorâma histórico do desenvolvimento das pesquisas no país na área do jornalismo digital situando a década de 1980 como marco inicial de surgimento de trabalhos discutindo as questões a partir da perspectiva de novas tecnologias na Intercom de 1983. Em 1996 surgiu o projeto Virtus na UFPE, o Centro em Pesquisa em Cibercultura - Ciberpesquisa (1997) com Marcos Palacios e André Lemos. Para Palacios a partir dessas iniciativas iniciou-se um processo de descentraluzação das pesquisas se deslocando do eixo Rio-São Paulo para outras regiões. Para Palacios sete núcleos de pesquisa concentram os estudos do jornalismo digital no Brasil situados na ECA -USP, UNB, UFBA, UFPE e UFSC,
Na apresentação do professor Javier Díaz ele apresentou a situação dos estudos na Espanha apontando 1996 como o marco dos estudos acadêmicos naquele país e uma expansão a partir da formação de redes e de convênios e cooperação para atrair financiamento e integrar a qualidade das pesquisas. Depois disponibilizaremos fotos e vídeos complementares.

Daqui a pouco começa a apresentação do Trabalho "Rotinas e identidades do jornalismo online", com Taís de Mendonça da Universidade de BRASÍLIA.

Via smartphone

Nenhum comentário: