terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Infografia, design e usuários na web

O segundo bloco de apresentaçoes da manhã se concentrou em temas relacionados a exploração da web como uma plataforma para estudos do uso da infografia, do design na internet e da relação usuário com a web. Inicialmente se apresentou a professora Graciela Nathanson com o tema "Leitura, usos e consumo de informação na web". A proposta de Nathanson é observar a relação entre leitores e a web. Ela salienta que para esse percurso é fundamental recuperar o conhecimento de mais de 20 anos dos estudos da recepção dos meios de massa desenvolvendo um método que leve em conta as especificidades do meio digital para tal análise. Ela coloca que a maioria dos estudos sobre a relação usuário e web se voltam demasiadamente para a caracterização do perfi sócio-econômico, medições de audiência, usabilidade, mas não explora os aspectos que vão além dessas perspectivas.

A segunda apresentação foi da professora da UFSC, Tattiana Teixeira, abordando a temática "Metodologias de pesquisa sobre infografia no jornalismo digital - uma análise preliminar". Ela afirmou que o grande desafio de estudos na área é a escassa bibliografia sobre o tema no Brasil e fora do país tanto sobre a produção nos impressos e muito mais ainda sobre na web. Ela apontou ainda as dificuldades de definições conceituais e termilógicas em torno do uso de infografia multimídia, animada, digital. Outro problema indicado é o fato de que em relação pouca produção de infografia nos jornais online brasileiros com exceção do UOL e G1. Tatiana apresentou uma proposta metodológica de estudo da infografia a partir da identificação de seu enquadramento como enciclopédica ou jornalistíca. No primeiro caso seriam classificadas as que não têm um vinculo direto com assuntos factuais de grande impacto como acidentes, que seria o caso do jornalístico. Num segundo momento ela propões a identificação se a infografia é independente (sem uso de texto, funcionando como uma unidade completa) ou complementar (auxiliar, suporte para um texto). Essas duas classificações se aplica tanto a infogragrafia enciclopédica quanto jornalística. Entretanto ela identifica uma terceira possibilidade de infografia jornalística: a reportagem infográfica que, como sugerido, expressaria uma reportagem completa a partir de recursos visuais gráficos da web.

A terceira apresentação foi da professora espanhola de Málaga, Bella Palomo, que tratou do tema "Metodología de investigación en diseño de cibermedios". Na mesma perspectiva de Tattiana ela ressaltou a escassa bibliografia sobre o assunto relacionado a desenho na web. Para ela o problema está, inclusive, na dificuldade de publicar sobre um assunto que muda rapidamente os termos e conceitos. Outro questão apontada é a de uma maior concentração de pesquisas dedicadas ao conteúdo em detrimento do design.

via smartphone

Nenhum comentário: