terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Arquitetura da informação em debate

Três trabalhos sobre arquitetura da informação e base de dados aplicados ao jornalismo foram apresentados há pouco. Beatriz Ribas apresentou o paper "Mapeamento conceitual e metodológico preliminar sobre as bases de dados no ciberperiodismo" em que aborda o uso de base de dados no jornalismo. Ribas destaca que os estudos começam a desvincular as bases de dados apenas como ferramenta para analisar como um elemento estrutural do jornalismo. Ela apresenta uma série de autores que estuda o tema no contexto nacional e internacional e aponta sua preocupação atual de estudo voltado para a observação da transição da web sintática para a web semântica. Neste ponto considera fundamental os aspectos de indexação e recuperação da informação.

A segunda apresentação foi de Xosé Pereira, de Portugal, que também focou o tema arquitetura da informação enfatizando que a disciplina surge com a necessidade de organizar a grande quantidade de informação. Logo desenvolveu-se os sistemas de gerenciamento de conteúdo. Ele cita que o conceito de arquitetura da informação surge em 1962 com Richard Wurman e foi incorporado ao contexto da web em 1988 por Louis Rosenfeld e Peter Morvile. A proposta de Xosé Pereira é desenvolver uma metodologia capaz de observar, analisar e aperfeiçoar a arquitetura da informação no jornalismo levando em conta os papéis dos leitores e dos jornalistas no processo.

A terceira apresentação do primeiro bloco da manhã foi conduzida por Carla Shwingel com o tema "Metodologias de pesquisa de arquitetura da informação no ciberjornalismo brasileiro". Shwingel fez uma contextualização do desenvolvimento das pesquisas na área e as propostas para aplicação no jornalismo.

Daqui a pouco começa o segundo bloco de apresenções desse segundo dia do colóquio.

via smartphone

3 comentários:

Suzana Barbosa disse...

Valeu, Fernando.

Só uma correção, quem fez a segunda apresentação neste bloco sobre BDs e AI, foi o Xosé Pereira.

Suzana B.

Suzana Barbosa disse...

Valeu Fernando,
Só uma correção: quem fez a segunda apresentação no bloco sobre BDs e AI, foi o José Pereira, o Manuel Gago escreveu conjuntamente o paper.

Suzana Barbosa

Fernando Firmino da Silva disse...

Oi, Suzana. Obrigado pela correção. Realmente houve um equívoco momentâneo meu de troca de nomes.

Obrigado também por estar acompanhando as postagens. É uma pena que você também não esteja pessoalmente em Salvador contribuindo com as discussões. Felicidades e boa sorte no seu pós-doc.