sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Redação Móvel



O jornal americano The Star, da cidade de Cleveland, no estado de Ohio nos Estados Unidos, montou uma redação interativa móvel a partir de um veículo estruturado com dispositivos móveis digitais e conexões sem fio (obrigado Grace). Os repórteres, dirigindo esse veículo equipado, vão diretamente aos locais dos eventos e relatam ao vivo e online os fatos observados. Um hotspot (ponto de acesso à internet) foi instalado para cobrir toda a cidade com rede sem fio para permitir que o repórter esteja sempre online de qualquer parte de Cleveland a partir de um roteador instalado no veículo.

Essa redação móvel é composta de um notebook Dell Latitude D820, com processador duo core, que funciona como uma central para editar fotos, áudios e vídeos e realizar o upload; Uma filmadora Sony HDR-SR1 que grava em alta resolução; câmera Nikon Coolpix com 7,2 megapixels com transferência para o computador via wireless; câmera Linksys WVC200 colocada em frente do veículo para transmissão para o público de vídeos da produção dos repórteres; gravador digital M-Audio Micro Track para captura e edição de áudio nos formatos WAV e MP3; roteador Kyocera KR1 com acesso permanente à internet para uso simultâneos em diversos computadores e dispositivos móveis; e um servidor EmergeCore IT-100 emails, serviços VPN e gerenciamento remoto.
Verifica-se uma ampliação das experiências de jornalismo móvel pelo mundo. Em outubro a agência de notícias Reuters lançou, em parceria com a Nokia, um projeto de cobertura móvel a partir de um kit de ferramentas móveis para os repórteres espalhados pelo mundo: Jornalismo móvel na Reuters e Jornalismo móvel na Reuters - Parte II.

fernando f. silva

Um comentário:

Antino disse...

Eu quero um desses só pra mim!!
Já pensou!?!?