domingo, 15 de março de 2009

AGENDA 2009: Mobilidade e mídias locativas


GPC em videoconferência com a equipe do Space and Culture da University of Alberta.


Replico do blog Carnet de Notes, as atividades de 2009 do Grupo de Pesquisa em Cibercidades GPC - UFBA, liderado por André Lemos:


"Apresento o projeto de atividades do GPC para 2009.1. O objetivo é tornar público as nossas atividades e agregar novos interessados.

O Grupo de Pesquisa em Cibercidade (credenciado no CNPq), do Ciberpesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM-UFBa retoma suas atividades de 2009 com força total. O grupo é coordenado pelos professores André Lemos, Karla Brunet e José Carlos Ribeiro. O tema de discussão tem sido, desde 2004, Comunicação e Mobilidade. O grupo agrega professores, estudantes de graduação interessados na temática e pesquisadores em mestrado e doutorado do PPGCCC/Facom-UFBa da linha "Cibercultura".

Como atividades para 2009.1, gostaríamos de destacar:

1.Disciplina optativa da graduação, Comunicação Multimídia, tema Mídia Locativa, realiza experiência pioneira de integração de 4 disciplinas de 4 professores em 3 Estados diferentes, colocando pesquisadores, professores, alunos de graduação e de pós-graduação em um ambiente de troca. Com a mesma temática (mídia, comunicação, mobilidade) os professores André Lemos, Facom/UFBa, Gilson Schwartz, Cidade do Conhecimento/USP, Lucia Santaella, PUC-SP e Eduardo Pellanda, PUC-RS estão compartilhando textos, programas e colocando alunos em contato uns com os outros no ambiente Midias Móveis do Ning. Serão realizadas videoconferências via Skype com os professores, fazendo com que a aula de um seja assistida pelas outras turmas. Pesquisadores do GPC participam da disciplina e do ambiente colaborativo Mídias Móveis. O alunos da discplina realizarão experiência concretas e desenvolverão produtos tendo como pano de fundo a cidade do Salvador.

2. O GPC oferece em Maio de 2009 o curso de Extensão "Mídias Locativas. Comunicação e Mobilidade". O corpo docente é formado por professores e doutorandos do GPC. Os trabalhos do GPC são pioneiros nessa temática e o grupo é constituido hoje pelos professores doutores André Lemos, Karla Brunet e José Carlos Ribeiro e por pesquisadores de mestrado e doutorado, todos trabalhando na temática "comunicação e mobilidade" (pesquisas sobre games, jornalismo, teoria da comunicação, sociabilidade, mapas, arte, processos colaborativos...). Em breve programa completo do curso.

3. Pesquisador do GPC organiza um número especial do jornal acadêmico canadense Wi: Journal of Mobile Media sobre Comunicação e Mobilidade no Brasil. O número será publicado no segundo semestre de 2009. Traduzidos, os textos serão publicados no Brasil, em formato livro até o final do ano. Os editores são André Lemos, Fabio Josgrilberg (Metodista) e Kim Sawchuk, Concordia University.

4. O GPC,c a partir de contatos e acordos acadêmicos internacional já realizados, realizará videoconferências com professores e pesquisadores internacionais (nomes a confirmar datas: Pierre Lévy, Rob Shields, Will Straw, Kim Sawchuk, Canadá; Trebor Sholz, James Katz, EUA; Rob van Kranenburg, Holanda)

5. O GPC propõe um núcleo sobre "Cultura e Mobilidade" para o Fórum Permanente em Cultura Digital para avaliar os impactos das redes e dispositivos móveis na sociedade brasileira e mundial. O projeto visa oferecer cursos e palestras e oferecer produtos relacionados como obras artísticas, games, software e bibliografia inédita sobre a temática. O Núcleo vai investigar as perspectivas sócio-comunicacionais que coloquem o usuário em uma posição de produtor da cultura e do conhecimento, e não apenas como mero consumidor da moda da ?mobilidade?. Os projetos ainda estão em avaliação.

6. O novo site do GPC está em construção e deverá estar on-line em breve.

7. O GPC realiza seminários e discussões temáticas tendo como ponto de partida artigos, ensaios, trabalhos apresentados em congressos e projetos em andamento dos pesquisadores associados. O grupo se reúne todas as quintas as 14 no PPGCCC/Facom-UFBa, na sala 2."

Nenhum comentário: