segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Mobifest - Seminário discute em São Paulo sobre tecnologias móveis e mobilidade


Um evento muito interessante sobre mobilidade e tecnologias móveis ocorrerá entre os dias 21 e 29 de novembro no Sesc da Avenida Paulista -SP, na sua segunda edição. Trata-se do Festival Mobilefest 2007. A programação abrange palestras, performances, exposições e projetos em torno do uso de tecnologias móveis digitais. Abaixo reproduzo informações enviadas pela coordenação do evento e sua respectiva programação:


"O Seminário Internacional, parte da programação da segunda edição do Mobilefest (www.mobilefest.com.br) que inclui também mostra expositiva internacional, processos colaborativos e o Premio Mobilefest - premiação de reconhecimento dos melhores trabalhos e aplicações móveis, contará com a participação de dois experts da área de educação em novas mídias: Martin Owen e Mimi Ito dividirão suas experiências e debaterão com o público as tendências do uso da tecnologia móvel, como os celulares, em prol da expansão dos atuais modelos de aprendizado.
O Seminário também abordará os temas mais relevantes da mobilidade como Vídeos, Arte &Tecnologia , Meio Ambiente, Saúde e Comportamento, M-Advertising, M-Payment, M-Gov,M-TV (Mobile TV) Ubiqüidade/Locative Media.Martin Owen, apresentará a palestra “Mobile Learning, Por que Não?”. A idéia é fazer uma provocação sobre como a tecnologia móvel pode transformar os atuais modelos de aprendizado. Owen foi Diretor de Aprendizado do centro de pesquisa Nesta Futurelabs, onde ajudou a construir parcerias e trouxe novas idéias à organização, que tem como objetivo central promover o potencial das tecnologias digitais na educação. Dentre os projetos que desenvolveu, destaque para um grande número de jogos, incluindo Savannah – uma atividade de role playing sem fio, que roda em plataforma móvel, como os PDAs com objetivo de ensinar conceitos sobre história natural para crianças, que podem jogar e interpretar a vida de leões em uma savana selvagem.Mimi Ito, apresentará por meio de uma videoconferência a partir da USC Annenberg Center, Califórnia, a palestra sobre Aprendizado Informal, base do estudo no qual a antropóloga, estudiosa e principal investigadora do projeto Juventude Digital, e especialmente focada na documentação da iniciação de crianças e formas de envolvimento com novas mídias. Escreveu o livro Personal, Portable, Pedestrian: Mobile Phones in Japanese Life (Pessoal, Portátil, Pedestre: Telefones Celulares na Vida Japonesa). No passado foi pesquisadora no Institute for Research on Learning, Xerox PARC, Tokyo University, the National Institute for Educational Research no Japão e Apple Computer.Também está confirmada a presença de Katrin Verclas, pesquisadora que coordena o site http://www.mobileactive.org/, uma rede global de ativistas, ONGs e desenvolvedores de aplicações móveis que utilizam telefones celulares em prol da cidadania.Para proporcionar a troca de experiências, estudos, projetos e soluções de tecnologia móvel e, permitir que o público do Seminário Mobilefest 2007 acompanhe como o tema está sendo trabalhado em outros países, a organização fez do seminário um projeto colaborativo entre o Brasil, Estados Unidos e Inglaterra, com transmissão simultânea dos trabalhos. Durante todos os dias do Seminário, haverá uma ação para recolhimento de baterias de dispositivos móveis em desuso.

Confira a programação do Seminário Internacional Mobilefest 2007

21/11 – Educação (das 15h às 21h)Martin Owen – Palestra presencial “Mobile Learning, Por que Não?”.Mimi Ito – Videoconferência sobre “Aprendizado Informal”

22/11 – Mobile Advertsing / Mobile TV e TV Digital (das 15h às 21h)Mesa Redonda e palestras com especialistas sobre o impacto desta nova mídia no comércio e as mudanças com a chegada da TV Digital e TV no celular.

23/11 – Vídeo Celular (das 14h às 21)Videoconferência ao vivo da Westminter University (Londres) – encontro com produtores de audiovisuais, operadoras, integradores, professores e estudantes sobre as novas oportunidades audiovisuais no mundo móvel.Apresentações de vídeos para celular dos Festivais Pocket Films Paris, Mobifest Canadá, MovilFilmFest Madrid e Pocket Shorts Londres/Escócia, com destaque para o média metragem “The intimacy of strangers” de Eva Weber e “Why didn´t anybory tell me it would become this bad in Afghanistan” de Cyrus Frisch.

27/11 – Arte e tecnologia (das 15h às 21h)Videoconferência ao vivo da New York University - ITP “As novas fronteiras proporcionadas pela fusão de arte e tecnologia”

28/11 – Ecologia, Democracia e Mobile-Gov (das 15 às 21h)29/11 – Locative Media (das 15 às 21h)Videoconferência – Mapeamento emocional da cidade de São Paulo, Bio Mapping Workshop Locative Media - Waag Society - Holanda, apresentação de cases.Videoconferência de encerramento: Allan Key."


fernando f. silva

Nenhum comentário: